quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O melhor... do verão!

Repetir fómulas que alguma vez deram certo é um risco muito grande, haja vista que se pode queimar um cartucho desnecessáriamente. Por isso mesmo, a série "O melhor...", que iniciou-se há dois anos (ainda que de forma um pouco diferente) deve ter sua vida abrevida, não retornando no próximo ano que vem abrindo cancha. Logo, escolherei os texto que, a meu ver, foram os melhores por mim escritos. Muitos deles sequer foram apreciados pelo público leitor como deveriam, lidos como tinham de ser, Daí, surge uma nova oportunidade para que eu possa transmitir o meu real pensamento, que em nada mudou durante o passar deste ano, a todos vocês. Os textos terão aquele humor sarcástico característico, um pouco de solidão e outras 'coisitas mas'. Espero que gostem da minha seleção que, neste ano, pode não ter todos os seus elementos, ou seja, verão, outono, inverno e primavera. Com vocês, então, o melhor do verão:


O Ego


O ego é um “problema” que afeta nós humanos desde os primórdios da civilização. Vejamos o calendário: cada um queria um número maior de dias em seu mês. Estou falando é claro dos Imperadores Romanos Julio Cesar (Julho) e Augusto (Agosto), motivo pelo qual, hoje, estamos num dia que não existiu nos últimos três anos e nem existirá nos próximos. Um dia de quatro em quatro anos. Quem nasce no dia 29 de fevereiro, portanto, faz aniversário só a cada quatro anos. Perfeito. Assim, alguém que nasceu nesta data em 1988, também bissexto, e que deveria ter vinte e quatro anos agora, pasmem, tem “apenas” seis anos de idade. Que coisa. Pelo visto, achamos a fórmula da longevidade! Brincadeiras à parte, não deve ser nada legal para um pai ou uma mãe, que viu seu filho nascer numa data como esta e tem que adiantar ou empurrar o nascimento do filho para outro dia. Nunca será real este aniversário. Enfim, coisas desta nossa humanidade promíscua que vive de “jeitinho” desde que o mundo é mundo.




De qualquer sorte, para ‘inflar’ meu ego, resolvi escrever alguma coisa hoje, visto que este dia demorará longínquos quatro anos para retornar. Para se ter uma idéia, há quatro anos o Blog do Campeiro ainda nem existia. Bom, mas seguimos. O que será que ocorrerá no próximo dia da besta? Sim, porque este dia a mais pra acertar o cálculo é muito cômodo, mas beira o ridículo, convenhamos. Acho que hoje não deve ser um dia bom para jogar na loteria. Pasmem, não é que desta vez caiu justamente num dia de fazer fé na loteca?! Mas não será dessa vez que arriscarei. Aliás, nunca arrisco. Acho que não nasci pra ganhar dinheiro muito fácil, mas sim, pra gastar. Todo fim de mês é a mesma briga. Minha conta bancária já torce pro mesmo time que eu há muito tempo. Fazer o que né? Mas não vou só pensar em dinheiro. Daqui a quatro anos, quem será o prefeito da nossa cidade? Por coincidência, eleições municipais sempre ocorrem em ano bissexto. O certo é que vai mudar não mudando, pois, no fim, tudo permanece como está. O problema do Brasil é o conservadorismo daquela promiscuidade: aquela que falei anteriormente.



No mais, como diria o gaúcho lá de fora, a coisa parece que é “meio” igual às outras. Digo, aos outros. O dia de hoje, pelo menos até então, parece estar sendo igual ao de ontem e não deve se diferenciar muito do de amanhã. Pelo que se vê, o diferente nem sempre é tão diferente assim. Vejamos às obras no meu estádio, o Beira-Rio: a obra é particular, mas não está se diferenciando em nada de uma pública, afinal, nunca começa. Ter ou não uma Copa do Mundo, se analisarmos friamente, ao pé da letra, com prós e contras, com os gastos e com os lucros, não nos fará falta. Digo em nível de país. O que faz falta mesmo é escola, hospital, remuneração decente pros professores, combate eficaz a criminalidade. Mas isso, uma pena, não têm só de quatro em quatro anos. Resolver os problemas, entretanto, faz mal para o “ego” de quem diz que nos governa. Portanto, no fim das contas o ego parece ser verdadeiro o culpado das coisas. Que coisa!


Publicado originalmente às 08h58min, quarta-feira, do dia 29 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário: