segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Rastro da bailanta

Cancela quando começa arrastar no chão é porque vai ficando podre e carece ser trocada. Não, isso não é uma máxima, mas quase sempre corresponde à realidade nas nossas fazendas do interior. Nem sempre, também, as cancelas são trocadas. Na Fazenda Boqueirão, por exemplo, onde muito fui quando era criança visitar o vovô e a vovó, a cancela já arrasta faz tempo e continua por lá (risos). Aliás, por alguns instantes me bateu uma nostalgia... Por diante! Poderia dizer que cada ano é como uma cancela: em janeiro, novita em folha e pronta pra luta; já em dezembro bem judiada do sol, chuva, neve e geada, já anda se arrastando no chão e precisa ser trocada, o quanto antes.  Isso por acaso não corresponde à nossa realidade? Em janeiro, as perspectivas e a esperanças são de proporções incontáveis, em cada um de nós, a espera de um ano cheio de realizações e conquitas. Quando chega dezembro, não vemos a hora de o ano terminar de uma vez, apagarmos da memória aquilo que ficou maculado e começarmos tudo de novo. É ou não é assim que acontece? Enfim, em que pese o exemplo não tenha sido dos melhores (risos), é por aí o rastro da bailanta.
 
Neste ano, contudo, tenho achado as pessoas um pouco mais paradas. Afora alguma agitação (bem menor que nos anos anteriores) no comércio, não vejo muito o povo nas ruas acometidos pelo "espírito natalino" que, geralmente, nos toma conta a esta altura. Lá no condomínio, por exemplo, não passam de meia dúzia os apartamentos enfeitados com luzinhas, guirlandas, papais noel e tudo mais. Não chega a 30% e olha que já estamos em dezembro. Será esta história de fim do mundo que está assustando o povo? Se for mesmo, este ano teremos uma boa desculpa para, como de costume, deixar as compras de natal pra última hora.
 
***
 
Tem umas coisas que chega um ponto que o cara cansa de falar ou criticar. Por isso mesmo, sequer vou fazer referência acerca do novo caso de corrupção no nosso governo federal. Pelo menos, a gaúcha Dilma não se mostra disposta a ficar no meio de gaiatos e passou o facão. Tem mais cana pra cortar ainda companheira.
Quanto aos royalties (é assim que se escreve?) do petróleo aí mesmo que não falarei nada. O pior foi ver a ex-gaúcha Xuxa ficar fazendo loby pro Rio de Janeiro. É até bom que fique por lá mesmo pois aqui, só queremos gente que está disposto a pelear a nosso favor.
 
***
Fim de brasileirão, ontem, e posso afirmar que pouco me orgulhou aquele resultadinho muquirana no grenal. Comemorar empate é coisa de time de várzea. Azar que só tinha 9 em campo. O Sport Club Internacional é muito maior que isso. Acorda Presidente molenga! Que venha 2013 urgente! 
 
O negócio é nos preparamos para o fim. Do ano é claro (um monte de gente já deve estar apavorada a esta altura - risos). Não se preocupem que vocês verão o sol do dia 22 e seguintes. Não será desta vez que bolharemos, todos juntos, a perna. E eu, sigo firmezito no rastro da bailanta.
 
Abraço e boa semana.
 
PS.: Devido ao grande sucesso, a partir desta semana, em quartas-feira, trarei os melhores textos do ano novamente, para relembrar e matar a saudade!

Nenhum comentário: