Quando se vive num país como o
Brasil é preciso ter a cristalina consciência de que o
que está ruim sempre tende a piorar. Vejamos o caso do ato
político que devolveu ao poder público a administração
dos pedágios, por exemplo. Data máxima vênia,
não há motivo algum para comemorar. Senão
vejamos.
Embora eu detestasse ter de pagar o
preço abusivo na praça de pedágio existente
entre Canela e São Francisco de Paula, tenho que admitir que
após a concessão a estrada sempre esteve em boas
condições de trafegabilidade, quer na ERS 235 ou na
trecho Três Coroas/ São Francisco da ERS 020. Antes do
pedágio, Senhoras e Senhores, chamar, principalmente o trecho
da ERS 020 mencionado de lixo era elogio, acreditem.
Pois agora, o nosso Estado do Rio
Grande do Sul apresenta com pompa a EGR – Empresa Gaúcha de
Rodovias, um ente público que fará as vezes de
concessionária e será responsável por nossas
estradas. Oremos! Por que digo isso? A praça de Campo Bom fora
assumida pela EGR desde sua fundação, há alguns
meses. De lá para cá, o que se viu foram muitas
propagandas e uma “remodelação” das cabines de
cobrança do pedágio. Para não dizer que só
critico, começaram a pintar as faixas da pista, há não
mais que um mês. Já os buracos que surgiram continuam no
mesmo lugar e, pasmem, intocáveis!
Louvável a ideia da
administração de Tarso Genro. De fato, na teoria,
reassumir as praças de pedágio é favorecer o
povo, que já paga impostos a perder de vista. Ocorre, porém,
que na prática é uma doce ilusão. A EGR depende
de licitação para tudo e isso engessa o serviço
público. Sou daqueles que acham que o processo licitatório,
em muitas circunstâncias, é um bem dispensável e
digo por que: a uma, que a corrupção corre livre e bem
solta com licitação ou sem ela; a duas, que o processo
licitatório é interminável e só
burocratiza a resolução das mazelas que afetam a
população em seu dia a dia. Assim, pode ter certeza que
logo a buraqueira tomará conta da ERS 020, a julgar pelo
transito pesado que tem passado por lá. A propósito:
quando o poder público vai dar uma fiscalizada mais intensiva
nos bitrens que diariamente tem tomado conta da estrada citada?
Nas praças de pedágio
encampadas pela EGR ouve redução de R$ 2 na tarifa.
Ótimo. Entretanto, só poderemos comemorar se a coisa
realmente funcionar. Se houver a conservação da estrada
em boas condições; se mantiverem o serviço de
ambulância e guincho (estes são os primeiros a pular da
barca) e etc. Do contrário, a julgar que um bom pneu custa
mais de R$ 200, este desconto se transformará em prejuízo
rapidinho.
Eu nunca fui favorável às
privatizações. Entretanto não sou hipócrita
em achar que o serviço público no Brasil seja bom. Ouso
dizer que no Brasil o serviço público é um
desastre, como um todo. Assim, tenho que esperar para ver. Tomara que
as linhas acima descritas sejam devaneios de um cético. Ou, a
julgar pelos incontáveis exemplos que temos, dá para
afirmar que, de fato, neste caso, a a ilusão é
adocicada?
Abraço e boa semana a todos.
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