sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Meu Chão Gaúcho


Representante legítimo da música serrana do Rio Grande do Sul, o conjunto Os Tiranos, patrícios de São Chico de Paula, já está consolidado no cenário musical sul-riograndense e já nos brindou com inúmeros sucessos, dos quais destaco Gaúchos do Litoral, De um Canto Saudade, Brasil de Bombacha, Querência Vazia e etc.

Pois nos brinda com mais um belo trabalho, "Meu Chão Gaúcho", que trás um apanhado dos tradicionais ritmos da nossa música gaúcha, como vaneira, chamamé, milonga, rancheira e, é claro, o bom e velho bugio. Um disco em quantia, daqueles que não pode faltar no porta luvas de carro algum. 

Recheado de músicas boas, ouso destacar algumas: a música de trabalho "Meu Chão Gaúcho", mais uma baita composição do grande Luiz Cláudio, dos Garotos de Ouro, que faz uma participação especial na faixa; "Meu mundo, Gaita e Cavalo", de Thunão Pereira e do Madruga, dos Serranos; o chamamé "Hoje Vim Pro Amor", também do Luiz Cláudio; a milonga "Serenata", do grande Telmo de Lima Freitas, sucesso na voz de Porca Véia e um baita bugio, que merece parágrafo especial.

Falo-lhes de "Tipo Bicho", letra do meu amigo e patrício Léo Ribeiro, com melodia de Angelo e Ricardo Marques. Uma preciosidade, amigos e amigas. É daqueles de dançar meio de lado e que tem uma letra com fundamento e tradição: "Eu sou o que sobra de um tempo que foi, garrão encardido da curva da espora, me sinto à vontade no meio dos bois, meio tipo bicho pras coisas de agora", diz a primeira parte do refrão. É um bugio de quatro costados!

Inicio esta maratona de indicações de discos regionalistas para os amigos e amigos por este, d'Os Tiranos, porque, para mim, foi o melhor disco lançado no ano de 2013. Por isto repiso, é daqueles que não podem faltar no porta luvas do carro.

Mesmo para aqueles como eu, "meio tipo bicho pras coisas de agora". 

O lançamento é da Gravadora Vertical (http://gravadoravertical.com.br/).

Forte abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: