terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O inferno e as boas intenções

Há um ponto de convergência entre um manifestante, um salvador de Beagles, um mensaleiro, um ativista global e alguém que defende um “rolezinho” de 5000 jovens num shopping: Este ponto é a boa intenção que justifica meios deploráveis. Leia, se puder:


● O manifestante: Tão útil como gritar “Corrupção nunca mais” é gritar “Tempestades nunca mais”. Mas pegava muito mal falar isso enquanto o Anonymus consertava o Brasil trancando uma via expressa para protestar. Ele tinha a intenção de melhorar o país. Danem-se ambulâncias ou a liberdade de ir e vir de quem não faz parte da manifestação. Esse papo é coisa de chato que não tira a bunda do sofá.

● O salvador de Beagles: Resgatam cachorrinhos de raça, mas deixam ratinhos para trás. Usaram métodos criminosos, como invasão e depredação, mas foram defendidos por muita gente, pois a intenção deles era nobre; acabar com o sofrimento dos animais (mas apenas cães de raça).

● Mensaleiros: Corruptos e condenados, eles pedem doações de dentro da suas celas diferenciadas para pagar as multas por seus crimes e o que recebem da população? Dinheiro vivo, lógico. O mensalão teria sido um mal necessário para cumprir com plano maior que acabou não dando tão certo. Mas não se desespere Dirceu, o povo está lá, sempre disposto a ajudar, seja dando dinheiro, seja votando.

● A ativista ambiental: Um carroceiro recicla mais lixo em 1 dia do que a ativista do Greenpeace em 80 anos. Mas ela muda o mundo lá do mar da Rússia, onde convenhamos, é muito mais glamouroso. Esculhambar com uma plataforma de petróleo é entendível, pois isso foi para criação de uma reserva natural no Ártico. E defender o Ártico é aquela coisa... valida transgressões e te coloca acima do bem e do mal.

● Os rolezeiros: Eles são jovens que foram dar um “role” no shopping para protestar contra o preconceito social, vestidos com as roupas que compraram no shopping há alguns dias atrás. Bem, quem aprovaria bagunça, correria e gritos não só num shopping, mas em qualquer lugar? Tem gente que aprova. Geralmente quem tem a intenção de praticar o esporte favorito da esquerda: posar de vítima.


Como se pode ver estes personagens são contraditórios, mas ganham muita aprovação. Porque?

Não raro, a pessoa que discorda destes personagens é rotulada de “polêmica” ou “do contra”, o que resulta numa certa intimidação. Um desinformado, com mais pavor de ser ridicularizado do que disposição para pensar, acaba optando pelo caminho que rende mais curtidas: Valoriza a boa intenção em detrimento do resultado causado ou do meio utilizado. Mas é bom ter cuidado... O lugar mais cheio de boas intenções que se tem notícia não é muito agradável.

Por Rodrigo de Bem Nunes

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu concordo com tudo e até penso que basta ter um mínimo de informação para perceber isso tudo. Ainda gostaria de dizer
que isso não e de agora, penso que se procurarmos registros bem antigos, mas bem antigos mesmo, vamos perceber que não mudou muito, ou seja, eu acredito que sempre teve o bom e o não bom basta definirmos de que lado estamos, ou quem sabe acreditamos ser o melhor naquele momento. Mesmo assim esse cara continua sendo o meu guri. Pelo menos ele tem opinião e defende um certo jeito de ser.
Aristeu Nunes

Anônimo disse...

Te parabenizo meu filho por ter posição e não te intimidar em defende-la. És um jovem de brio, é destes jovens que o Brasil está carente.

Marindia

Antônio Dutra Jr. disse...

Venho apenas corroborar com os elogios e registrar minha leitura frequente por aqui. Como primo e amigo do Bruno já era leitor assíduo, mas tenho o dever de elogiar o grande acréscimo que foi a tua chegada por aqui, Rodrigo. Manda bem demais, parabéns!

Abraço!