terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Viva e seja feliz!

Acabou passando o tempo de criança e não tive a oportunidade de ver Papai Noel descendo pela chaminé. Mas muito vi o Papai Noel chegando em minha casa, vestindo a tradicional roupa vermelha e carregando um saco com presentes. A única derrapada é que Papai Noel usava umas botas campeiras, provavelmente feitas (a mão) pelo Antônio Batista, lá de São Chico. Cousa incrível. Como era bom ser criança e poder acreditar em tantas crendices. Ter uma ideia pura e cristalina de esperança; reunir a família em torno da ceia de natal. Comer. Comer. Comer. Aí a gente cresce e o que resta daquele tempo? Comer, comer e comer.

Este ano, contudo, resolvi voltar a ser criança. Por que não? Nós adultos (me considero um, enquanto muito duvidam) também podemos (e devemos!) acreditar em Papai Noel. Vamos parar com hipocrisia! Qual o problema de acreditar no mundo da fantasia? Ainda mais se pensarmos que a o mundo da fantasia não nos trás surpresas desagradáveis. Temos que parar de pensar que é caretice ser feliz, sonhar, acreditar e viajar no mundo da magia do natal.

Obviamente, não se pode esquecer que o natal não serve tão somente para troca de presentes, consumo exagerado e extravagância financeira. E a família? Quantas vezes a família se reúne tal qual ontem (embora pela metade)? Ou como será hoje? Eu me penitencio uma vez que sou um bicho do mato que geralmente lembro da família muito pouco. Contribuo para a desunião. Mas não este ano. Não hoje. Hoje serei o bom filho, bom neto, bom sobrinho, bom marido. Hoje serei aquela criança que, juro, nunca saiu dentro de mim.

Nos últimos anos da história deste blogue, procuro suavizar nos textos de natal e ano novo, buscando trazer uma mensagem de fé, esperança e motivação. Neste ano resolvi manter o estilo que caracteriza este espaço, evitando repisar o mais do mesmo. Acho que temos que ter fé, esperança e motivação mas, acima de tudo, temos que aprendermos a viver. Vivendo, na 'assepsia' da palavra, não há outro caminho senão o da felicidade. Aprenda a ser feliz, que saberás visualizar o mundo de outra forma, encontrando coisas boas em cada cantinho dele.

Torço para que Papai Noel desça pela chaminé hoje. E que não entale, mas, se entalar, ao menos será engraçado (risos).

Feliz Natal a todos!

Nenhum comentário: