segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Clube da Luluzinha

O aplicativo “Lulu” é o assunto do momento. Para quem não sabe, esta nova rede social permite que apenas mulheres avaliem homens que possuem um perfil no Facebook através de notas e comentários. Todas avaliações femininas são anônimas, o que acaba gerando uma certa “esculhambação” com os pobres homens. Mas este mesmo anonimato acaba sendo também um forte impulso para que verdades sobre a intimidade daquele seu colega de trabalho sejam divulgadas aos quatro cantos.

É idiota que mulheres exponham ao ridículo ex-namorados, amigos e familiares. Mas, questiono: O que há de novo nisso? Reza a lenda que na minha turma da 8º série circulava um pequeno questionário em que algumas meninas colocavam justamente notas e inocentes comentários sobre os atributos físicos dos desavisados garotos. Dias depois tinha gente sendo chamada de “banana”, e não por serem tontos... Nascia o Lulu 1.0. A única diferença é que, agora são mulheres no alto dos seus 20, 30 ou 40 anos fazendo exatamente o que meninas de 14 faziam.

Vamos combinar: Se a internet em 2001 fosse a mesma de 2013, as mulheres de 20, 30, 40 daquele tempo estariam fazendo a MESMA coisa de hoje. Mulheres são curiosas por natureza, assim como homens são imaturos por natureza. A diferença é que as mulheres estão conseguindo se superar neste defeito masculino. Aqui vai uma dica; Se você quiser conquistar aquela “garota madura” da faculdade que utiliza tal aplicativo, dê um questionário com uma foto do Thiago Lacerda na capa já preenchido com perguntas do tipo “de quem você está a fim” e “qual backstreetboy é mais fofo”.  Cole alguns adesivos da turma da Mônica. Ela vai adorar.


Imagino que em poucos meses, comentar no Lulu será tão cafona quanto assinar o questionário mencionado acima. Ou não? Será que nossa sociedade está tão infantilizada? Prefiro ser otimista. Prefiro me ater a um outro Lulu, o Santos, que em 1982 na música “Tempos Modernos” resumiu em uma frase a ideia que tentei transmitir em 4 parágrafos: Eu vejo a vida melhor no futuro, eu vejo isso por cima de um muro, de hipocrisia que insiste em nos rodear. 


Por Rodrigo de Bem Nunes

Um comentário:

Cátia M. S. Nunes disse...

Excelente!!!!